IQ CONHECIMENTO E RESISTÊNCIA
PROJETO DE EXTENSÃO
SOBRE NÓS
O projeto tem como objetivo realizar ações de apoio ao processo de aprendizagem significativa de estudantes indígenas e quilombolas dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA da UFPA. Para isso, propõe a elaboração e a execução de um Plano de Ação que possibilite a essas/es estudantes a construção de estratégias de superação de suas dificuldades durante as aulas, visando a sua autonomia intelectual.
A Universidade tem mostrado um processo lento de compreensão da diversidade cultural desses povos e de enfrentamento da problemática que envolve a baixa qualidade da escolaridade acessada ao longo da educação básica. Sendo comum nos fóruns de debates essas/es estudantes exporem o pouco rendimento obtido nas disciplinas devido não conseguirem acompanhar o ritmo de produção da turma e dos professores. Também evidenciam a não compreensão da complexidade da literatura obrigatória; o não alcance das exigências das normas da escrita e da oralidade e a impossibilidade de operar os instrumentos avaliativos. Docentes também, em seus espaços de debate, expõem suas preocupações quanto à pouca aprendizagem dessas/es alunas/os. Isso tem ocasionado um número considerado de desistência dos cursos, o que nos leva a dizer que a política de cotas precisa construir estratégias para a permanência com qualidade e equidade dessas/es estudantes na Universidade, sem, contudo, desconsiderar as problemáticas que envolvem suas comunidades e a luta pela garantia do território tradicionalmente ocupado.
Ante ao exposto, este projeto visa oferecer aos discentes indígenas e quilombolas ações interventivas que possibilitem o acesso, a permanência e a conclusão com qualidade e equidadedos cursos vinculados ao ICSA, por meio da política de cotas. Para isso, propõe três eixos de organização das ações: 1. apoio acadêmico aos alunos quilombolas e indígenas; 2. formação nas temáticas educação intercultural, discriminação, preconceito étnico-racial e racismo; 3. Assessoria às comunidades dos discentes relacionada aos temas: território, territorialidade e direitos sociais.
EQUIPE
COORDENADORAS
Profa. Dra. Maria do Socorro Rayol Amoras
Profa. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa
COLABORADORES
Prof. Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto (UFPA/ITEC/FEEB)
Prof. Dr. Reinaldo Corrêa Leite (UFPA/ITEC/FEEB)
Prof. Dr. Harley Silva (UFPA/ICSA/FACECON)
Prof. Dr. Rubens da Silva Ferreira (UFPA/ICSA/FABIB)
Alaci Maciel
Aline do Rosário
Andreici Marcela de Oliveira
Dandara Martins
Derick Silva
Douglas Pessoa
Frederico S.
Gabriela Sena
Heráclito Brígida
Hermes Santos
Italo Laredo
Laira Vasconcelos
Layse Costa
Luana Mesquita
Maíra Ferreira
Maria Santana
Marilian Lemos
Thalia Gomes
Winnie Oliveira